Redes
PSICOLOGIA SOCIAL
Possui três frentes principais de atividades: A criança: Atendemos e acompanhamos as crianças enquanto conosco. Quando necessário, encaminhamos para atendimento especializado. A família da criança: Realizamos visitas nas casas das famílias destas crianças para avaliação, diagnóstico e tratamento. Mediamos um processo de aproximação, construção e fortalecimento do vínculo familiar, com visitas à reintegração familiar. Mas se este processo não for viável, as conduzimos para uma família adotiva. Em ambos os casos preparamos a criança para o desligamento da Instituição e as acompanhamos por seis meses após sua partida. O corpo técnico: Capacitamos, orientamos e acompanhamos a equipe quanto ao manejo com cada criança e oferecemos apoio psicológico aos profissionais envolvidos no atendimento das crianças quando necessário.
Psicopedagogia Institucional
Vai muito além da aprendizagem formal escolar, busca também ensinar a aprender, não só conteúdos escolares, mas estimular o prazer pelo conhecimento e tudo o que abrange esse processo. Trabalha com o "ser que aprende" as influências do passado, a situação presente e perspectivas futuras. Ações: Acompanhamento escolar, busca por profissionais especializados caso a crianças necessite; atividades motivacionais com jogos pedagógicos, brincadeiras dirigidas, reflexão de notícias e textos variados, mediação de leitura, atividades artísticas e informática.
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
Contribui para a construção da identidade social das crianças e adolescentes, já que foram afastados judicialmente de suas famílias. Foca questões como: o respeito à individualidade e história de vida; o fortalecimento da autonomia de modo condizente com o processo de desenvolvimento e a aquisição de habilidades nas diferentes faixas etárias; e o direito ao brincar como atividade inerente ao desenvolvimento global da criança. Também proporciona um espaço de escuta onde a criança e o adolescente podem viver simbolicamente seus conflitos, conquistas, angústias e desejos, contribuindo assim na elaboração e resignificação da história de vida de cada um.
FAZENDO MINHA HISTÓRIA Fazendo Minha Historia Veja mais

Oferece meios de expressão para que cada criança ou adolescente acolhidos conheça e se aproprie de sua história passada e presente. Voluntários atuam por um ano com o intuito de despertar na criança ou adolescente o prazer pela leitura e pelo mundo das histórias. A partir disso, são incentivados a serem os autores de suas próprias histórias, construindo um álbum de suas trajetórias de vida. São encontros semanais, durante um ano, para ler histórias e construir um álbum pessoal que a partir de relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de sua vida.
Este álbum seguirá cm a criança após deixar a instituição.

AMIGOS DO ZIPPY Amigos do Zippy Veja mais

Visa ensinar crianças e adolescentes entre 05 e 13 anos a lidar com dificuldades que envolvam questões referentes, a saúde emocional, desenvolvimento de habilidades e auto-estima, para que se tornem mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e idade adulta. Em seis módulos: Sentimentos, Comunicação, Relacionamento, Resolução de Conflitos, Lidando com Mudança e Perdas, Nós Sabemos Lidar com as Dificuldades.

CORAL HSBC Coral HSBC Veja mais

Visa desenvolver um trabalho de iniciação musical. Também objetiva desenvolver valores como a cooperação entre os colegas, a superação de desafios e o resgate da auto-estima. O ápice desse trabalho educacional acontece no mês de dezembro quando as 120 crianças formam o Coral de Natal nas instalações do Palácio Avenida em Curitiba.

Instituto Brasileiro de
Transformação Social - IBTS
Instituto Brasileiro de Transformação Social- IBTS Veja mais

Contribui para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam ter seus direitos garantidos. Visa promover o desenvolvimento psicossocial e a melhora da qualidade de vida das crianças, bem como oferecer treinamentos e aperfeiçoamentos para os profissionais envolvidos.

Programa HSBC Educação Programa HSBC Educação Veja mais

Oferece assistência médica por meio de plano de saúde; reforço escolar; avaliação para a aceleração escolar para crianças no ensino fundamental; desenvolvimento de competências para o trabalho para jovens entre 14 e 16 anos; preparação para inserção no mercado de trabalho; desenvolvimento psicossocial e musicalização. Para os profissionais que atuam nas casas lares oferece assistência aos pais sociais sobre como administrar a convivência afetiva e educacional das crianças; discussão de temas como a função do educador na instituição; capacitação das áreas técnicas das entidades, composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais;

APADRINHAMENTO AFETIVO Apadrinhamento Afetivo Veja mais

Desenvolvido pelo projeto RECRIAR busca propiciar laços afetivos, uma forma de convivência familiar, oferecendo a oportunidade da criança se relacionar dentro de outro ambiente, com novos exemplos de participação familiar e de cidadania dentro da sociedade. O Padrinho ou Madrinha é alguém que quer auxiliar, participar e acompanhar a vida de uma criança ou adolescente abrigado com remota possibilidade de adoção.

Projeto Vagalumes Projeto Vagalumes Veja mais

São jovens voluntários, que visitam periódicamente nossas crianças e desenvolvem atividades tanto recreacionais quanto culturais. Têm como objetivo despertar "Seus Sonhos". Por isso, através do Lúdico, passam a mensagem de que sonhos perdidos devem ser resgatados, e o mais importante: Que as pessoas acreditem nelas mesmas.

PROJETO DE INCENTIVO AO ESPORTE Projeto de incentivo ao esporte Veja mais

Visa garantir a prática de esportes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e relacionamento interpessoal. A prática de esportes é fundamental pois aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e oferece oportunidade para uma vida mais saudável. Além de fazer bem à saúde, o esporte permite trabalhar, ao mesmo tempo a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.

Curso de Artes Curso de Artes Veja mais

Curso de Artes no Centro Juvenil de Artes Plásticas